O QUE A ÁFRICA CONTA


"O Que a África Conta": Uma Jornada pela Tradição Oral e Cultural Africana

No último dia 25 de junho, o Solar do Jambeiro, em Niterói (RJ), foi palco de uma apresentação única e envolvente que trouxe à tona a riqueza das tradições e contos populares africanos. Sob a direção de Ronald Lima, a peça intitulada "O Que a África Conta" mergulhou o público em uma jornada pela tradição oral e cultural do continente africano, trazendo à luz contos populares e poesias de grandes mestres africanos.

Com um elenco composto por Cristina Guimarães, Gabrielly Moreira, Ivan de Oliveira, Lucimar Sena, Simone Leal e Valério Bandeira, a peça levou os espectadores a uma viagem através de histórias atemporais e poesias carregadas de simbolismo e emoção.

A narrativa da peça é conduzida de forma não linear, não cronológica, refletindo as inquietações e efervescências do povo africano. Através de imagens marcantes e fatos atuais, "O Que a África Conta" propõe uma reflexão sobre o passado e o presente, aproximando emoções além do tempo.

No centro da narrativa estão os contos tradicionais africanos, contados por 'conteuses' e 'griôts', pessoas que guardam e ensinam a memória cultural das comunidades africanas. Estes contos abordam temas como autoconhecimento, convivência comunitária e reverência aos ancestrais, oferecendo ao público uma oportunidade de reconhecer elementos da cultura africana também presentes em nossa própria cultura.

Além dos contos, a peça também incorpora poesias de grandes mestres africanos, como José Craveirinha, de Moçambique, e Onésimo Da Silveira, de Cabo Verde. Suas palavras proporcionam uma narrativa simbólica, repleta de cores e imagens que evocam a essência vibrante da África.

Com uma duração de 60 minutos e classificação livre, "O Que a África Conta" é uma experiência teatral única que celebra a riqueza e a diversidade da cultura africana. Ao resgatar a tradição oral e apresentar suas histórias e poesias ao público, a peça convida a uma reflexão sobre as conexões entre passado, presente e futuro, unindo culturas e emoções de forma marcante e inspiradora.

 


 

 

 

 

Elenco: Cristina Guimarães

 

Gabrielly Moreira

 

Ivan de Oliveira

 

Lucimar Sena

 

Simone Leal

 

Valério Bandeira
Figurino
Simone Leal e Valério Bandeira

Direção de Movimento
Cristina Guimarães

ROTEIRO E DIREÇÃO GERAL
Ronald Lima

Atores em cena: 06
Duração: 60 minutos.
Censura Livre.


 

 

"Que mon conte soit beau et se déroule comme un long fil." 
(Taos Amrouche).
 “Que meu conto seja bonito e se desenrole como um longo fio.”


Apresentado dia 25 de junho de 2015 no Solar do Jambeiro em Niterói RJ.


SOHO ?

Antigo bairro da luz vermelha em Londres, atualmente é um mix de pubs e club gays, inferninhos sofisticados, bons restaurantes e o chinatown londrino. (a Bjork mora lá).


Em Nova York, SoHo, forma abreviada de South of Houston, é a área situada ao sul da West Houston St. (que é também o limite do Village). Depois de anos abandonado como distrito industrial, ganhou vida, e muito charme! Lá estão os artistas morando em fabulosos lofts e expondo nas galerias de arte.O SoHo é a meca da moda de vanguarda.



A Solar and Heliospheric Observatory - SOHO é uma missão não tripulada da European Space Agency (ESA) e da NASA. Foi lançada em Dezembro de 1995, com a finalidade de estudar o Sol. Apesar dos inúmeros problemas que a sonda tem passado e de ter em muito ultrapassado sua vida útil inicial, a sonda continua operando, enviando para a Terra informações sobre a atividade do Sol.



SOHOBrasil Artes Cênicas, nomeada em 2000 para identificar Eventos de Arte em que Ronald Lima estivesse envolvido, semelhante a um “SELO”.

Moda, Arte, Mix, Teatro, Dança, Sol, Carnaval, Show...